Este é um detalhe que me incomodou um pouco em Buenos Aires: a mono etnia maciça. A grande maioria da população tem ascendência européia, principalmente italiana e espanhola. Fora esta grande massa branca, temos uma parcela bem menor de descendentes de índios nativos, mas é uma parcela realmente pequena da população.
Não se vê quase negros ou asiáticos por aqui. São muito raros e em geral são turistas de outros países. Chega ser estranho para nós, que estamos acostumados com a salada que é morar em São Paulo.
Tanto que aconteceu uma situação engraçada em uma das lojas que entramos. A atendente era coreana. Fiquei curioso e fui puxar papo. Ela me explicou que havia uma pequena imigração coreana por aqui, que eles já tinham um bairro próprio, que não era tão grande como em São Paulo (aonde ela inclusive possui um tio morando), etc, etc. O mais engraçado foi a outra funcionária da loja (esta de origem claramente indígena) que não entendeu o porquê de tantas perguntas e achou que estávamos interessados em comprar produtos coreanos no bairro deles.
Não tem jeito: eu gosto da mistura étnica. Neste ponto a cidade parece extremamente pobre perto da nossa.
2 comentários
Comments feed for this article
09/07/2009 às 10:20
Ultramarcos
Fala menino, que bom que estao aproveitando a viagem, como eu havia te dito antes, Bons Ares é beeeem legal, mas vai ai meus dois cents sobre seu post….
Voce conhece o ditado que diz que a grama do vizinho é sempre mais verde que a nossa. Entao…lendo seus comentarios anteriores nao pude deixar de notar a sua admiracao pela bela cidade que é Buenos Aires. Concordo em tudo que foi dito, a comida é maravilhosa, e cidade é interessante e tudo mais. Mas como um residente do velho mundo, eu devo ressaltar que Sao Paulo tem todas as caracteristicas que voce notou ai em BuAi e devo dizer mais, a Gastronia Paulista é impar se comparada com qualquer lugar do mundo. Temos belos parques como o incomparavel Ibirapuera, que apesar dos pesares, é lindo sim. Se os Portenhos sao notivagos, os paulistas sao 24horivagos…porque nessa terra existe vida a qualquer hora.
E um monte de outros argumentos que possamos trazer ao estabelecer esse tipo de comparativo. A mensagem que eu queria dizer é…conhecer novos lugares é otimo, amplia seus horizontes e aumenta suas experiencias, mas nao deixe jamais de valorizar a sua graminha, porque ela é tao verde quanto a do vizinho, se nao for mais.
abraço
P.S. Eu fui um dos que foi contra sim…por um pequeno motivo, que ta vivo dentro da barriga da Dani.
abraço de escafandro!!
10/07/2009 às 11:34
Fausto
Concordo em parte… mas acho a Buenos Aires mais utilizável que Sampa por algumas razões:
– Relevo plano, o que ajuda a caminhada, bicicleta, e as calçadas não são horríveis para os pedestres (ainda mais para deficientes) como aqui.
– Praças planejadas. As praças aqui, em sua maioria, são restos viários (no cruzamento de duas ruas, se tem um cantinho que não dá para construir, é “praça”); lá, as praças tem o tamanho de uma quadra envolta por comércio e serviços.
– transporte público é muito mais barato (centavos mesmo)
Concordo que na nossa terrinha temos uma das melhores cozinhas do mundo! Aqui temos de tudo em todos os preços! E a comida é boa!
O Parque Ibirapuera é lindo, sim! Melhor que os de BuAi! E temos outros tão bons quanto, mas menos conhecidos como o da Juventude…
Mas pode ser que ultimamente esteja revoltado com São Paulo… cidadezinha que tem tudo, mas com muito trânsito, violenta e feia…