Roasted Potato

Neste final de semana passamos no Roasted Potato (uma rede de fast food de batatas que possui loja no Shopping Bourbon e mais 24 lugares) para uma janta rápida. Quando eu vi, a Lelê estava em silêncio, concentrada olhando a folha de papel que forrava a bandeja. Assim como as do McDonald´s, eles colocam uma série de textos pequenos para entreter o cliente enquanto ele come. Ela me passou a folha e falou: “leia isso”.

A proposta era interessante: Curiosidades da Natureza. Fiquei feliz, disseminar conhecimento sempre é algo bom. Mas um ponto essencial: é importante que este conhecimento esteja correto. Pecando não só pelos erros de português, mas também por boa parte das informações serem imprecisas ou simplesmente erradas, eu cito aqui algumas pérolas:

Nuvem verde no céu azul: A aurora boreal ocorre acima da atmosfera, transformando a energia do sol em nuvens de cor esverdeada, há 60 km de altitude, somente no hemisfério norte. Eu diria que estas são as nuvens de Marte.”

Vento ventania… O vento se movimenta quando o ar mais quente sobe, fazendo com que o ar mais frio desça e tome seu espaço. Enquanto eles mexem a gente se refresca.”

Água em chamas? Bum! Hidrogênio e oxigênio são componentes que causam fogo, mas combinados formam a água. Ela não pega fogo porque sua estrutura é tão segura que nem a energia mais forte é capaz de rompe-la. Se isso acontecesse, a torneira seria um lança chamas.” (só um comentário: eletrólise?)

Seria um ano iluminado? Ano-Luz é a distância percorrida pela luz durante o período de um ano. Em um ano ela é capaz de ir e voltar até o sol 31milhões de vezes. Apressadinha né?” (quase certo: seriam aproximadamente 31 mil vezes)

Cabrummm. Pra saber a distância de onde o raio caiu é só contar os segundos que separam o relâmpago do trovão e dividir por três. Viu e ouviu, corre.” (Ok, mas em qual unidade? A distância é dada em que? Furlongs ou braças?)

O dia em que a terra parou. Se a terra parar de girar, perdemos a gravidade e acabaremos flutuando. Será que temos vocação para passarinhos?”  (Claaaaro. E se ela girar ao contrário, o tempo volta, como o Superman demonstrou)

Poderia incluir mais coisas, mas essas são as melhores (ou piores). O que me impressiona é que aparentemente não se deram ao trabalho de revisar minimamente isso tudo, que fosse na wikipédia, ou ainda com o sobrinho que está cursando o segundo ano do ensino médio.

Fecho o post com uma última citação que estava na folha, e que pode dar algumas pistas sobre o embasamento científico utilizado:

Você é especial! “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que Você nele creia e não pereça, mas tenha vida eterna” João 3:16” (só um último detalhe: a citação está alterada).

Anúncios